fim de ano

Como limpar o organismo após as festas de final de ano?

Thays Ceretta


Foto: Charles Guerra (Diário)/Nutricionistas indicam a ingestão de alimentos cítricos como laranjas para regular o corpo

Se você estiver lendo essa reportagem antes da virada do ano ainda pode dar tempo de não colocar o pé na jaca, mas se a leitura ficou para a segunda-feira a intenção é ajudar a diminuir os sintomas caso você tenha exagerado nas festas de fim de ano. Em resposta a comilança, o organismo pode apresentar sinais como: intestino preso ou diarreia, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, dores de cabeça, inchaço, alergias, indisposição e até mesmo uns quilinhos a mais. Tudo isso porque as festas de fim de ano são sinônimo de comidas gordurosas, carboidrato, açúcar e bebidas.

Para que tudo volte a se equilibrar, a nutricionista Fernanda Simões Cordenonsi, 36 anos, indica o "suco detox" para regular o processo do fígado (veja abaixo).

Estado autoriza transformação do PA do Patronato em UPA

- O que eu mais indico pós "pé na jaca" é fazer muito detox. Na verdade, o corpo se intoxica com esse processo de festa, mesmo que a pessoa não abuse tanto dos açúcares, mas saindo da rotina normal, já muda todo o processo metabólico. A ingestão exagerada acaba inflamando as células do nosso corpo, o causa o inchaço e cansaço. Por isso que indico fazer fazer drenagem linfática com a ingestão de líquido ou ainda quem puder aliar com a drenagem manual vai perceber os resultados mais rápido - explica Fernanda.


A indicação é tomar o suco durante uma semana em jejum, e além disso a ingestão de água é fundamental para que o corpo volte a fazer a drenagem. Outra dica é ingerir chá de hibisco, hortelã e verde, três vezes ao dia, para ajudar na digestão e ativar o metabolismo. Ainda conforme a nutricionista, o ideal é não ingerir alimentos, nem líquidos duas horas antes de dormir.

A nutricionista esportiva Andressa da Rosa Rodrigues, 28 anos, sempre alerta os pacientes que é necessário manter o corpo e a mente em equilíbrio, nada de radicalismo. Um dos segredos é saber diferenciar a fome fisiológica da emocional (veja abaixo).

- Essa época festiva é um tentação para todos nós seres humanos mortais que temos desejos e é aí que mora o perigo. Uma beliscada aqui, outra ali, quando viu, se foi o panetone inteiro e você nem percebeu. Geralmente nosso corpo não está adaptado à esse ritmo festivo, devido aos excessos de alimentos mais pesados e álcool, que junto com a temperatura mais quente, ocorre a retenção de líquidos, por isso é indicado intercalar com água para manter-se hidratado e evitar a ressaca do dia posterior  - ressalta Andressa.

Com o fim do ano doações de sangue caem pela metade

Já no dia seguinte, para o corpo fazer a "limpeza natural" Andressa comenta que é necessário investir ainda mais na hidratação: beba água, água de coco sem açúcar e sucos naturais de frutas da época, como a melancia, por exemplo. Água aromatizada é uma ótima opção para quem não tem o hábito de beber água, já que possuem efeitos benéficos como anti-inflamatório e antioxidante, auxiliando no reequilíbrio do corpo.

Os chás são outra opção para eliminar a retenção de água acumulada no corpo, mas é bom ressaltar que a indicação depende muito de cada pessoa, não é indicado tomar litros e litros. Além de cuidar da saúde do corpo, praticar exercícios, pelo menos uma hora por dia, ou até mesmo ficar descansando na sombra ou em casa, ajudam a aliviar e a mente, já que para alguns, as festas de fim de ano podem ser sinônimo de correria e estresse.



Sugestões 




Suco detox -  Dicas da nutricionista Fernanda 

Ingredientes:

  • 2 folhas ou unidades de vegetal verde (couve, brócolis, pepino) _ Para acelerar o processo de detox no fígado
  • 1 fruta cítrica _ Possui vitamina C, antioxidante que combate os radicais livres
  • 1 pedaço de gengibre _ Ativa o metabolismo, é termogênico
  • Gelo a gosto
  • 200 ml de água
  • 2 folhas de hortelã

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e beber logo após, sem coar . Ingerir pela manhã em jejum, durante uma semana

Para saber a quantidade mínima de água que é preciso beber por dia, a nutricionista ensina um cálculo: peso atual x 35, o resultado é a quantidade indicada (em ml) 






Suco antioxidante - Dica da nutricionista Andressa

Ingredientes:

  • 1 fatia grossa de melancia sem casca e semente
  • Folhas de hortelã fresca
  • 1 rodela de gengibre raiz
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça
  • Água
  • Gelo a gosto

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e beber logo após sem coar

Fique de olho

  • Fome fisiológica - É quando realmente precisamos nos alimentar 
  • Fome emocional  - Quando nos alimentamos sob fome emocional não temos controle sobre o que consumimos, nos tornando reféns da própria comida

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nas férias, atenção contra  o Aedes deve ser redobrada Anterior

Nas férias, atenção contra o Aedes deve ser redobrada

Estado autoriza transformação do PA do Patronato em UPA Próximo

Estado autoriza transformação do PA do Patronato em UPA

Saúde